Você sabia que a leucemia é facilmente identificada por exames laboratoriais? Os principais são:
Citoquímica
As colorações citoquímicas auxiliam no diagnóstico de leucemias e de outras doenças hematológicas, através da aplicação de corantes nas células do sangue e medula óssea, para que seja verificada sua composição sem modificar sua morfologia.
Citometria de Fluxo e Imuno-histoquímica
A citometria de fluxo é muito utilizada para examinar as células da medula óssea, gânglios linfáticos e amostras de sangue, para o diagnóstico das leucemias. O exame é realizado com um aparelho capaz de medir individualmente milhares de células numa contagem exata.
Citogenética
Alguns casos da doença apresentam alterações cromossômicas visíveis ao microscópio. O exame citogenético analisa esses cromossomos visando detectar qualquer anormalidade da célula.
Hibridização Fluorescente in Situ ou FISH
Este exame detecta mutações cromossômicas não identificadas nos exames de citogenética. Pode ser utilizado por meio de exames de sangue ou em amostras da medula óssea.
Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)
A tecnologia PCR possibilita a amplificação da região de interesse a partir de uma pequena quantidade de DNA do paciente, permitindo detectar mutações cromossômicas não visíveis ao microscópio.
Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente.
Cuidado nunca é demais!
Rio Pomba: (32) 3571-1242
Mercês: (32) 3337-1460
#LaboratórioSãoGeraldo