O que é o exame toxicológico e como é feito

Fevereiro roxo: se não houver cura que, no mínimo, haja conforto
11 de fevereiro de 2019
Dengue: como se prevenir, quais os sintomas e como tratar
8 de março de 2019
Mostrar todos

O que é o exame toxicológico e como é feito

O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias, sendo esse exame obrigatório desde 2016 para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN.

Pelo exame toxicológico é possível identificar o uso de  Maconha; Haxixe; LSD; Ecstasy; Cocaína;  Heroína; Morfina;  Crack, entre outras.

 

Como é feito

O exame toxicológico também pode ser chamado de exame toxicológico de larga janela de detecção, isso porque permite identificar quais as substâncias que a pessoa fez uso ou entrou em contato nos últimos 3 ou 6 meses e indicar a concentração dessas substâncias no organismo.

O exame pode ser feito com vários tipos de materiais biológicos, como sangue, urina, saliva, cabelo ou pêlos, sendo estes dois últimos os mais utilizados. No laboratório, um profissional capacitado para a atividade realiza a coleta do material da pessoa e envia para a análise.

O cabelo e os pêlos são os materiais que melhor fornecem informações relacionadas ao contato com substâncias tóxicas, isso porque a droga quando consumida se espalha rapidamente pelo sangue e acaba por nutrir os bulbos capilares, sendo assim possível a detecção do consumo de drogas.

 

Fonte: tuasaude.com

Os comentários estão encerrados.