Estou grávida e com Covid, o que fazer?

Verão na pandemia: conheça os cuidados necessários
2 de fevereiro de 2021
Como lidar com a aicmofobia? ( Medo de agulhas)
12 de fevereiro de 2021
Mostrar todos

Estou grávida e com Covid, o que fazer?

Uma das principais preocupações das gestantes durante a pandemia é em relação a possíveis danos da Covid-19 para a saúde da mãe e do bebê.

E, principalmente, em relação à possibilidade de transmissão da doença para o filho, caso a mulher seja contaminada.

Transmissão para o bebê

Segundo a Organização Mundial da Saúde, vários testes já foram realizados com recém-nascidos e, embora não haja confirmações precisas, não há indicação de que esse tipo de transmissão ocorra.

Mas, no nascimento, pode acontecer a contaminação devido ao contato próximo com infectados na sala de parto.

Transmissão na amamentação

Neste caso, as evidências são de que os benefícios da amamentação são maiores que o risco de contaminação. O leite materno protege o bebê contra doenças e ajuda no desenvolvimento saudável.

Se a mãe tiver sintomas, deve ser feito o uso de máscara enquanto o bebê amamenta, além da higienização com álcool em gel.

Gravidez X Covid-19

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, alguns estudos já foram realizados e outros estão em andamento, mas não há dados muito conclusivos sobre o assunto. O que se sabe é que as grávidas não são consideradas parte do grupo de risco para a doença.

O ideal é ter acompanhamento médico durante o pré-natal e comunicar qualquer sintoma. E, acima de tudo, reforçar ainda mais as medidas preventivas, evitando sair de casa, mantendo o distanciamento social e fazendo sempre a higienização das mãos e de objetos.

Outra recomendação é, após o nascimento, evitar visitas e não deixar que o bebê tenha contato com pessoas que não moram em sua casa.

Assim toda a família estará protegida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *