O check-up médico é a realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais. Ele tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas, por exemplo.
A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente e varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças na família.
É importante também que pessoas que tem risco de problemas cardíacos devem ter atenção especial à saúde, sempre estando atentos a alterações no organismo, com cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.
Os exames solicitados no check-up permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração, por exemplo, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue, como anemia e leucemia, por exemplo.
Os principais exames são:
Além desses exames, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como transferrina, ferritina, marcadores tumorais e hormônios sexuais. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados pelo médico a realização de ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. No caso de pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.
No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.
É recomendado que os homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.
Fonte: tuasaude.com